Iluminismo(século XVIII):
O Século das Luzes
O Século das Luzes foi marcado, na Europa, pelo aumento da produção agrícola, pela urbanização acelerada, pela invenção da máquina a vapor e da locomotiva e pela Revolução Francesa. No entanto, apesar dos avanças tecnológicos e das mudanças operadas na estrutura econômica e na vida artística, foram os pesados volumes da Enciclopédia que mereceram o título de "o mais significativo monumento do século XVIII".
OS ENCICLOPEDISTAS
No início do século XVIII, uma enciclopédia recém-lançada na Inglaterra
fez grande sucesso na França. Chamava-se Enciclopédia ou Dicionário de Artes e
Ciências e era de autoria de Ephraim Chambers. Em 1746, o livreiro francês Le
Breton confiou a tradução da obra ao filósofo, romancista e crítico literário
Denis Diderot, que se associou para isso ao matemático Jean Le Rond D'Alembert.
Ambos, porém, decidiram transformar e ampliar o projeto, criando uma obra
original, que contaria com a colaboração de diversos filósofos, escritores e
cientistas. Desse modo nasceu a Enciclopédia ou Dicionário Racional das
Ciências, das Artes e dos Ofícios, ou mais simplesmente, a Enciclopédia, que
reuniu mais de 160 intelectuais para sua elaboração e alcançou um total de 28
volumes, publicados no decorrer de 21 anos, de 1751 a 1772.
Os editores e colaboradores da Enciclopédia - que passaram à História
como os enciclopedistas - ficaram encarregados de áreas de sua especialidade, a
fim de que os diversos temas fossem abordados com mais segurança e
profundidade. Assim, a parte de filosofia foi entregue a Etiénne Condillac,
Claude Adrien Helvétius, Condorcet e Holbach. As ciências ficaram a cargo de
D'Alembert, Holbach e outros. Anne Robert Jacques Turgot e François Quesnay
cuidaram de economia e política. A teologia foi abordada pelos abades Morellet,
De Prades, Sallier e Yvon. Os responsáveis pela área de literatura foram
François Marie Arouet (1694-1778), conhecido como Voltaire, Montesquieu
(1689-1755) e Jean-François Marmontel.
Além desses, outros pensadores escreveram para a Enciclopédia:
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), por exemplo, tratou do verbete música. A
obra contou ainda com o trabalho de desenhistas, que se deslocavam até
oficinas, laboratórios e academias para fazer ilustrações de máquinas,
equipamentos, dados de anatomia e tudo o que pudesse ser transmitido sob a
forma de imagem. Por duas vezes os enciclopedistas foram obrigados a
interromper seus trabalhos devido a pressões do Governo e da Igreja, que os
acusavam de subversão. De fato, suas posições chocavam-se, em muitos pontos,
com a fé católica. O próprio Diderot afirmava que a "moralidade pode
existir sem religião; e a religião pode coexistir, e freqüentemente coexiste,
com a imoralidade".
Apesar dessas pressões, os enciclopedistas não deixaram de criticar um
tipo de Estado (monarquia absoluta) que consideravam incompatível com a
natureza humana. "Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar
os outros. A liberdade é um presente do céu e cada indivíduo da mesma espécie
tem o direito de usufruí-la, tanto quanto ele usufrui da razão",
proclamavam eles. Em vários artigos pregava-se a instauração de uma monarquia
limitada e de um governo representativo, advogando-se a garantia das liberdades
civis, além da introdução de muitas reformas sociais. Por trás de todo esse
trabalho estava a idéia de que o homem é a medida de todas as coisas, concepção
resumida por Diderot num dos verbetes da Enciclopédia: "O homem é o único
limite do qual se pode começar e ao qual todas as coisas tem de retornar".
DIVULGAÇÃO: A DEMOCRACIA DO SABER
Na apresentação da Enciclopédia, Diderot e D'Alembert explicam o espírito da nova ideologia: "O objetivo de uma enciclopédia é o de reunir os conhecimentos até agora esparsos e sistematizá-los para em seguida divulgá-los (...). Assim, as aquisições dos séculos passados não mais se perderão, podendo ser utilizadas no futuro a fim de que nossos netos, tornando-se mais instruídos, sejam ao mesmo tempo mais felizes".
A popularização foi, sem dúvida, um dos aspectos da nova cultura. Até aquele momento, o saber havia sido quase sempre um privilégio reservado a poucos "aristocratas da cultura". Os enciclopedistas, ao contrário, propunham um democracia do saber. Graças também ao desenvolvimento da imprensa (já se imprimiam jornais havia alguns decênios), os conhecimentos relativos a todas as "ciências, artes e profissões" começavam a ser divulgados; o povo lentamente ganhava acesso a tais informações. A divulgação do conhecimento e da cultura gerou um otimismo ilimitado, difundindo a crença de que o saber iria possibilitar a construção de um sociedade mais justa e mais próspera.
CIÊNCIA E TÉCNICA A SERVIÇO DO HOMEM
Durante séculos, a técnica, o artesanato e os trabalhos manuais foram desprezados pelas classes privilegiadas. Em alguns países da Europa chegou-se mesmo a proibir, por lei, que os nobres se dedicassem a atividades artesanais, industriais ou comerciais.
A nova cultura, porém, rejeitou essa idéia, passando a defender outras muito mais "modernas": o saber devia incluir também o conhecimento técnico; a arte de um mestre tecelão é tão importante quanto a de um filósofo. Além disso, o conhecimento tecno-científico começou a ser visto como um instrumento a serviço do homem, capaz de lhe proporcionar uma vida mais fácil e rica.
Os onze volumes de ilustrações atribuíam aos ofícios a dignidade que
mereciam. "Já se escreveu muito sobre as ciências em geral", dizia
Diderot, "e não se escreveu praticamente nada sobre a mecânica. Tínhamos
de recorrer aos operários. E foi assim que recorremos aos mais hábeis entre
eles (...) Demo-nos o trabalho de ir até seus locais de trabalho e lá
indagá-los e escrever o que nos ditavam, desenvolver o que pensavam, aprender
os termos técnicos específicos de suas profissões (...). O raro costume que
temos de escrever e compreender explicações técnicas levou-nos a fazer uso das
pranchas ilustradas..." Essas pranchas foram, se não os primeiros, pelo
menos os mais famosos exemplos daquele ensino técnico que seria responsável
pelo grande desenvolvimento industrial e econômico do Ocidente, a partir de
meados do século XVIII.
A IDADE DA RAZÃO
Na primeira página da Enciclopédia, aparece uma figura feminina que irradia a "luz do saber", dissipando as "trevas da superstição": é a Verdade. A seu lado, de pé, duas outras figuras femininas levantam o "véu que escondia a Verdade", ou seja, o símbolo do erro e da ignorância. Uma dessas figuras é a Razão; outra cabeça é adornada por uma chama que simboliza o fogo da inteligência. A outra figura é a Filosofia, a rainha de todas as ciências.
Ao lado da luminosa Verdade e suas corte estão: à direita, as várias Ciências; à esquerda, as Artes. Elas são conduzidas pela Imaginação, que se prepara para coroar a Verdade com uma guirlanda de flores. Embaixo, iluminados por feixes de luz, estão os seres humanos, empunhando os instrumentos com que realizam seus trabalhos. Essas figuras alegóricas resumem a ideologia do século XVIII: um novo mundo estava para ser construído pelo Homem. O conhecimento (feixes da Verdade e da Razão) iluminaria e esclareceria todos os problemas. Por tudo isso esse movimento foi chamado Iluminismo.
UMA DÍVIDA COM O PASSADO
As novas idéias não surgiram do nada, nem por acaso. Boa parte delas fora legada pelos grandes pensadores dos séculos XVI e XVII, que, na realidade, tinham dado os primeiros passos no sentido de "modernizar" o pensamento europeu. Um desses luminares foi René Descartes (1596-1650), cujo pensamento opunha a evidência da razão ao jugo das tradições ou da autoridade.
Outras influências importantes foram Francis Bacon (1561-1626) e John
Locke (1632-1704). Partidários do Empirismo, ambos sustentavam que a
experiência sensível estava na origem do pensamento, não sendo possível o
aparecimento de nenhuma idéia no intelecto sem que antes houvesse surgido no
campo dos sentidos. E foram as regras de investigação científica explicitadas
nos trabalhos de Isaac Newton (1642-1727) que serviram de elemento de ligação
entre o Empirismo (rigorosa experimentação) e o pensamento do século XVIII. Sem
dúvida, havia elementos comuns nas obras de pensadores como Newton, Descartes e
Locke, de um lado, e o Iluminismo, de outro. Entre eles a recusa a qualquer
idéia preconcebida ou crença ditada por alguma autoridade (religiosa, política
ou filosófica) e a irrestrita confiança desses "pioneiros" da
modernidade na força da razão e na eficácia do método científico.
UM PROGRESSO ARRASADOR
No século XVIII a Europa era um formigueiro de idéias e inovações. O progresso atingia todos os setores: arte, ciência, técnica, pensamento. Na verdade, estava em curso uma "revolução do espírito", como dizia Voltaire. Para que essa "revolução" seja entendia, porém, é importante lembrar o entusiasmo e a extraordinária abertura de novos horizontes que o progresso suscitou.
Médicos e naturalistas puderam explicar com precisão científica muitos
dos "mistérios" do corpo humano, dos organismos vegetais e dos
elementos do reino mineral. Ao mesmo tempo, o francês Lavoisier (1743-1794)
introduziu uma nova ciência - a química moderna - com a qual era possível
explicar fenômenos obscuros, como, por exemplo, a combustão, desvendando assim
segredos da composição da matéria.
No campo da física, uma nova energia tornava-se objeto de estudo: a
eletricidade, força até então inexplicável. No final do século XVIII, o
italiano Alessandro Volta (1745-1827) conseguiu, finalmente, produzir e
controlar a energia elétrica por meio de sua famosa pilha. As inúmeras
utilizações da eletricidade nos dias de hoje dão uma idéia da importância dessa
invenção.
Um século antes, o físico e matemático inglês Isaac Newton havia
explicado, de uma maneira ainda substancialmente válida, as leis que regem os
corpos celestes e a precisão matemática de suas trajetória. A astronomia
tornou-se uma paixão. Centenas de telescópios foram apontados para o céu;
grandes matemáticos e físicos, estudiosos de óptica e de outras ciências criam
novos "instrumentos" de pesquisa. Descobriram-se novos cometas, um
novo planeta (Netuno), calcularam-se os eclipses.
O mundo se dilatava. A descoberta a Austrália ampliou o mapa-múndi. A
audácia do engenho humano não conhecia limites. O norte-americano Robert Fulton
(1765-1815) construiu um barco que, embora sem remos ou vela, se movia mesmo
contra a corrente: era um navio a vapor. Enquanto isso, os irmãos Montgolfier,
com os seus balões de ar quente, alçavam-se às alturas abrindo caminho para a
conquista do espaço.
TUDO SE MOVE
Enfim, tudo parecia ser alimentado pelo movimento. Os ilusionistas nada mais fizeram senão aplicar os princípios e métodos que tinham dado tão bons resultados na ciência e na técnica a outros campos do saber: filosofia, economia, política. E foi então que, a partir dessa prodigiosa "revolução cultural", começaram a germinar as sementes de muitas outras revoluções, que alterariam definitivamente, antes do final do século XVIII, a face da Europa.
POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA
A Razão iluminava o caminho... O homem devia pensar com sua própria cabeça e não mais com a do sacerdote, a do falso cientista, ou a do soberano absoluto. Estava proposta a crítica; mas o que significava essa palavra?
CRÍTICA: JUÍZO E ESCOLHA
A crítica consiste em ter uma opinião e fazer uma escolha que decorra de uma análise racional de determinada situação. Uma escolha só será racional e justa se feita livremente, sem preconceitos ou limites de qualquer espécie. E, sobretudo, sem medo.
Assim, para criticar e escolher o seu caminho, os homens do século XVIII
começaram a pensar com a própria cabeça, questionando todos os campos do saber,
inclusive os mais "delicados", ou seja, a religião e a política.
CULTO A UMA NOVA DIVINDADE
Muitos iluministas investiram contra a Igreja católica, principalmente contra a sua hierarquia (padres, bispos, pontífices), bem como qualquer hierarquia de outras religiões. Como, porém, tais idéias encontravam violenta oposição, foi necessário recorrer a uma série de artimanhas para levá-las a domínio público. Uma dessas artimanhas consistia num engenhoso sistema de remissões: após ler um verbete que discorria sobre as idéias religiosas tradicionais, o leitor era remetido a um outro artigo, de natureza crítica, que demolia os argumentos expostos no primeiro.
Em sua maioria, porém, os iluministas acreditavam em Deus. Não no Deus da
Bíblia, do Evangelho, do Alcorão ou de outro texto sagrado, mas num Deus
organizador, arquiteto do Universo, certamente onipotente e muito sábio (afinal
criara essa "maravilhosa máquina" que é a Natureza), mas bastante
afastado da vida cotidiana dos seres humanos.
O CIVILIZADO PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
Partidários do primado da razão e defensores da liberdade, era inevitável que os filósofos iluministas criticassem a inutilidade e desumanidade das guerras e dos processos por motivos religiosos, e que, paralelamente, pregassem a tolerância e o respeito pela opinião pessoas dos indivíduos. Esse princípio, já preconizado por Locke, foi também aplicado ao campo político.
Os iluministas afirmavam que cada indivíduo tem direito a uma opinião
própria e a exprimi-la livremente. Voltaire eternizou uma frase que sintetiza
magistralmente esse princípio. Nela, o filósofo afirma que, apesar de não
concordar com as opiniões de um interlocutor, está disposto a defender até a
morte seu direito de manifestá-las. Isso nada mais é que o princípio da
tolerância, um dos princípios da democracia moderna, que se baseia na liberdade
e respeito à opinião de cada um.
HOMENS E IDÉIAS
Adotando a Inglaterra como modelo, Charles Louis de Secodant (Montesquieu) propôs a separação dos três poderes: ao Parlamento, eleito pelo povo, caberia a prerrogativa de fazer as leis (Poder Legislativo); ao rei ou ao Governo, o poder de executá-las (Poder Executivo); e aos magistrados e juizes, a função de julgar (Poder Judiciário). Assim divididos, os três poderes deveriam permanecer independentes, controlando-se uns aos outros, de modo a garantir liberdade e justiça para o cidadão.
Cesare Beccaria (1738-1794) notabilizou-se pelo livro Dos Delitos e das
Penas, no qual, após recomendar a prevenção do crime em vez de sua repressão,
condenou a pena de morte e demonstrou a desumanidade e barbárie da tortura,
muito utilizada nos interrogatórios de presumíveis culpados. Segundo Beccaria,
as penas deveriam ter por objetivo auxiliar o réu a compreender seu erro e
ajudar a sua reintegração na sociedade. Com a publicação de seu livro, muitos
países aboliram a prática da tortura e alguns até mesmo a pena de morte.
François Maria Arouet (Voltaire), após a grande batalha a favor da
tolerância religiosa e política, lutou para que os objetivos dos governos
fossem a liberdade e a igualdade. Em contrapartida verificou-se a reação
daqueles cujos privilégios eram justamente resultado da existência da opressão
e da desigualdade social, amparada pela própria lei.
Jean Jacques Rousseau afirmava que, ao organizar a sociedade, os homens deviam ter em vista o objetivo de garantir a igualdade econômica e a liberdade, frutos da democracia. Segundo ele, o verdadeiro soberano não era o rei, mas o povo como um todo, a este cabendo, portanto, o poder de promulgar leis e dirigir a coletividade.
Jean Jacques Rousseau afirmava que, ao organizar a sociedade, os homens deviam ter em vista o objetivo de garantir a igualdade econômica e a liberdade, frutos da democracia. Segundo ele, o verdadeiro soberano não era o rei, mas o povo como um todo, a este cabendo, portanto, o poder de promulgar leis e dirigir a coletividade.
Essas idéias revolucionárias eram consideradas monstruosas pelos
déspotas da época. No entanto, antes do final do século XVIII, elas seriam
colocadas em prática no bojo das transformações políticas e sociais
desencadeadas com a Revolução Francesa (1789-1799).
A HERANÇA DOS ENCICLOPEDISTAS
Após a publicação desse grande marco do pensamento, outras enciclopédias
de grande porte e rigor intelectual foram produzidas na Europa. Ainda em 1771,
quando os últimos volumes da obra iluministas estavam sendo publicados, surgiu
a Enciclopédia Britânica. Diferindo da publicação francesa, que analisava
informações segundo a concepção iluminista do mundo, a Britânica seguindo a
tradição do empirismo inglês, pelo qual só a experiência sensível era digna de
tornar-se objeto de estudo - procurou apenas transmitir fatos e informações,
sem a preocupação explícita de inseri-los numa determinada visão de mundo.
Esses dois tipos de enciclopédia - a francesa, que analisa os dados com base em
padrões preestabelecidos, e a inglesa, que simplesmente os divulga, evitando
opinar sobre eles - serviriam de modelo até os dias atuais.
DO ILUMINISMO: SÍNTESE DA RAZÃO, DA PAIXÃO E DO NATURALISMO
O Iluminismo foi um amplo movimento literário, científico e filosófico que levou a civilização européia, no século XVIII, à conquista da idade da razão. De fato, foram os filósofos do Século das Luzes os responsáveis diretos pelo estabelecimento de novas idéias sobre o mundo natural e a sociedade que ajudariam a sepultar definitivamente o velho e antiquado Ancien Régime, período marcado pela persistência de antigas crenças e pela autoridade tradicional da monarquia absolutista. Afastando as idéias pré-concebidas e orientando o indivíduo acerca das inúmeras virtudes da razão, os filósofos do século XVIII acabaram por fundar a noção de progresso e felicidade: "o paraíso é aqui onde eu estou", dizia Voltaire, e não nas ficções e miragens fabricadas pela Igreja. Mas o triunfo do livre pensamento só haveria de ser assegurado após um longo e intenso combate, travado contra a Igreja e a força da tradição durante todo o século XVIII.
Após a morte de Luís XIV, ocorrida em 1715, Paris reconquista a
hegemonia sobre a vida cultural francesa, supremacia que perdera para o Palácio
de Versalhes desde a consolidação do reinado do Rei Sol, a partir de 1661.
Longe de uma corte devota e de um rei excessivamente austero e caprichoso, a
nobreza fez novamente de Paris o seu turbilhão de prazeres. Este alegre estilo
de vida, conhecido como "douceur de vivre", ou a suavidade do viver,
refletia o ideal de uma existência absolutamente deliciosa e despreocupada,
transcorrida entre os salões, os bailes e o teatro.
O século XVIII, principalmente a sua segunda metade, foi o período mais
glorioso da nobreza, época denominada de a Idade da Magnificência. E os salões
parisienses constituíram-se nos centros privilegiados da vida mundana dessa
alta aristocracia. O grande Voltaire, talvez a maior expressão da literatura
francesa do século XVIII, exerceu nestes ambientes uma verdadeira realeza. Segundo
sua própria caracterização dos salões, "havia em Paris um grande número de
pequenas sociedades onde presidia sempre alguma mulher que, com o apagar de sua
beleza, desejava fazer brilhar o seu espírito. Um ou dois homens de letras
ocupavam aí o posto de primeiro ministro destes pequenos reinos". Nestes
oásis literários não havia tema que não fosse discutido livre e acaloradamente.
Desde a religião, passando pela economia e a política, todo assunto encontrava
rapidamente seus detratores e simpatizantes.
Foi num desses gorjeios filosóficos com um elemento da alta nobreza que
Voltaire foi surrado e teve que se exilar na Inglaterra para não ser preso
novamente na Bastilha. Os salões acabaram por alcançar um caráter universalista
e liberal constituindo-se, 'junto com os clubes e os cafés, na base da formação
da opinião pública do século XVIII.
De seu centro dinâmico, Paris, as novas idéias filosóficas, literárias e
econômicas se espalharam pelas províncias, ganhando rapidamente um terreno
internacional. Aliás, o pensamento iluminista não teve o seu berço na França:
nasceu na Inglaterra e na Holanda. Mas as principais correntes filosóficas do
Século das Luzes encontraram em Paris seu núcleo irradiador. Aos filósofos e
escritores franceses coube o trabalho de dar aos novos ideais uma forma
literária agradável e acessível aos homens cultos daquele tempo. Foi a partir
da França que tais idéias se difundiram e puderam ser assimila, das por toda a
Europa.
Em meados do século XVIII Paris já havia se transformado na capital
cultural da Europa. A fama de seus salões literários e o prestígio de seus
escritores e filósofos exerceu um poderoso fascínio sobre vários países.
Assiste-se ao advento da "Europa Francesa", o francês tornando-se a
mais prestigiada língua de cultura. Como disse Frederico II, da Prússia, o
francês é "o passaporte que introduz as pessoas em todas as casas e em
todas as cidades" da Europa.
Os homens do século XVIII se tornaram mais cultos e bem informados. Os
jornais também prestaram a sua contribuição ao desabrochamento da opinião e do
espírito público. Pequenas gazetas e hebdomadários (jornais semanais) tratavam
de todo tipo de assunto, inclusive aqueles que colocavam expostas as mazelas do
regime absolutista. À medida que transcorria o século XVIII, o jornalismo
panfletário tornava-se uma promissora profissão. Alimentados por artigos de
homens de expressão como Voltaire, Rousseau e Diderot, os jornais eram
aguardados ansiosamente nas mais distantes províncias do reino.
A difusão dos livros também foi muito sensível no século XVIII, e meio
seguro para a propagação dos valores emergentes. Estratos sociais como
comerciantes e o baixo clero tomaram-se por esta época leitores muito assíduos.
Forma-se de maneira intensa na Europa um verdadeiro comércio do espírito:
"o comércio dos pensamentos se tornou prodigioso. Não há nenhuma boa casa
em Paris, nenhum castelo que não tenha a sua biblioteca", afirmava
Voltaire em 1769.
Por meio de uma fé obstinada na razão como o meio mais certo e seguro
para libertar os homens dos antigos desvarios do pensamento, os iluministas
ergueram um mundo regido por princípios inteiramente novos. Mas o verdadeiro
espírito do Século das Luzes, além da esperança depositada na onipotência da
razão, reúne idéias que seguiram em muitas direções. Voltaire, Rousseau e a
Enciclopédia são os emblemas mais clássicos do século XVIII. Mas este período
viu nascer também a filantropia, a moderna pedagogia e a exaltação do
sentimento humano, através da literatura. Os romances patéticos e sentimentais
encontraram na França e em muitos países uma ampla audiência. A atração pela
natureza selvagem substituiu as belas praças e jardins principescos, como os de
Versalhes. Na segunda metade do século XVIII o culto da emoção e do amor fez
época na literatura.
Desse modo, é justo enfocar o século XVIII como um tempo responsável
pela síntese entre naturalismo, sentimento e razão. Apesar de tantas inovações
trazidas pelo Iluminismo, não se pretendeu destruir o mundo para colocar outro
em seu lugar, mas regenerar a sociedade pelo afastamento da superstição e do
fanatismo.
Bibliografia
CIPOLLA, Carlo M. História econômica da Europa pré-industrial. Lisboa: Ed. 70, 1994.
DEYON, Pierre. O mercantilismo. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.
FALCON, F.J.C. O Iluminismo. São Paulo, Ática, 1989.
FORTES, L.R.S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo, Brasiliense,
1989.
SANTIAGO, T. (org.) Capitalismo, transição. Rio de Janeiro: Eldorado,
2000.
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